No último domingo, 12 de maio, a Igreja Católica celebrou o 58° Dia Mundial das Comunicações Sociais, que neste ano trouxe como tema: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana”. O tema apresentado pelo Papa Francisco, foi inspirado na mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano (1º de janeiro): “Inteligência artificial e paz”.

No Brasil, a Pastoral da Comunicação Nacional (Pascom) realizou uma programação de atividades com formações e momentos de espiritualidade. Além disso, a data foi recordada em missas que foram transmitidas pelas redes sociais, para que todos pudessem acompanhar.
No Regional Sul 2 da CNBB, além de fomentar os agentes a realizarem encontros locais em suas respectivas dioceses, a coordenação da Pascom promoveu dois encontros on-line como forma de incentivar os pasconeiros a vivenciarem a carta do Papa Francisco em sua essência, e também de aprenderem mais sobre os bastidores da comunicação.
No dia 08 de maio, o vice-coordenador da Pascom regional, Tiago Queiroz e padre Adilson Naruishi, assessor eclesiástico, mediaram o bate-papo com a participação de agentes de diversas regiões do estado, para juntos, compartilharem as experiências. Na abertura do encontro virtual, transmitido pelo Youtube, o bispo da diocese de Guarapuava e referencial para a Pascom no Paraná, dom Amilton Manoel da Silva (CP), afirmou que aquele que conhece a Cristo, sente necessidade de comunicá-lo. “Quem experimentou Jesus Cristo morto e ressuscitado, não fica de braços cruzados. Mas sim, encheu o coração de amor e alegria, e por isso, sai a comunicar essa alegria que transborda seu coração”, concluiu.



Durante o encontro, representantes das províncias partilharam sobre a sua realidade pastoral e também dividiram estratégias que estão sendo adotadas para conciliar a comunicação humana com a inteligência artificial e as facilidades digitais, que já se fazem presentes no cotidiano.
Reveja a live:
Dando sequência a este momento celebrativo, na última quarta-feira, 15 de maio, um novo encontro on-line foi promovido. A coordenadora da Pascom do Regional Sul 2, Vanessa Paula, deu as boas-vindas e apresentou os dois pasconeiros do Paraná que foram os vencedores do concurso de identidade visual para a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2024. Essa foi a primeira vez que o concurso, que está na quinta edição, tem uma produção coletiva. “É uma oportunidade de dar voz a uma diocese do interior do Brasil, do interior do Paraná. Nós estamos no norte-pioneiro do Estado, e jamais na nossa história, imaginávamos que seríamos escolhidos para fazer a ilustração da Identidade Visual para todo o Brasil, de um dia muito importante como este”, salientou Alex Alves Guimarães, que juntamente a Alessandro Abrantes, venceu o concurso.
Nesse último encontro, o responsável pela Rádio Vaticano, na língua portuguesa, Silvonei José, ministrou uma palestra para os comunicadores do Paraná, com foco na mensagem do Papa Francisco. Ele enfatizou, de forma detalhada, a intenção do Papa com essa mensagem, que nos lembra que jamais a máquina, por mais evoluída que seja, se assemelha à beleza da vida humana.
“Segundo o Papa Francisco, a sabedoria do coração é uma virtude que nos permite combinar o todo, com as partes. Ou seja, as decisões também com suas consequências; as grandezas com as fragilidades; o passado com o futuro, o “eu” com o “nós”. Essa sabedoria do coração é um dom, e é ela que dá gosto à vida. Não podemos esperar essa sabedoria das máquinas, pois é a vida humana que dá sabor ao dia a dia”, enfatizou.


Na oportunidade, Silvonei José, reforçou a importância dos comunicadores adotarem o dinamismo da escuta, onde pouco se fala e muito se ouve, para então, verdadeiramente, aplicar a comunicação em sua essência. “A capacidade de ouvir é mais valiosa do que nunca. O teólogo Dietrich Bonhoeffer, lembra-nos que ‘o primeiro serviço que devemos ao próximo é escutá-lo. Assim como o amor de Deus começa com a escuta da sua Palavra, o começo do amor pelo irmão está em aprender a ouvi-lo. Quem não sabe ouvir o irmão, em breve não saberá mais ouvir a Deus. Mesmo diante de Deus, sempre será ele quem falará’, essa é uma verdade absoluta”, concluiu.
Reveja a live:
No final de semana da Ascensão do Senhor, em todas as dioceses do estado, aconteceram encontros celebrativos pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Alice Zanini
Pascom Arquidiocese de Cascavel
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.